Comportamento 07/03/2017 10:05

Quando pensar primeiro em si não é egoísmo

Por admin

Por que a atitude de cuidar de si para si e se dar tempo para pequenos prazeres muitas vezes é condenada como ato de egoísmo?

– “Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão… coloque a máscara, primeiro, em você e depois em crianças e idosos”.

É mais ou menos assim que dizem os(as) comissários(as) de bordo, antes da decolagem de qualquer voo comercial.

“Mãe, não deveriam mandar colocar as máscaras primeiro nas crianças e idosos?”, perguntou minha filha, achando estranha a recomendação de deixar crianças e idosos para depois.

Eu, que já havia pensado, e mais que isso, já havia filosofado sobre isso, expliquei à minha filha que a recomendação de bordo, sábia e intrinsicamente, nos chamava atenção para algo que, à primeira vista, parece egoísta. Mas, a questão é: se você não colocar a máscara primeiro em si mesmo e acabar desmaiando com a despressurização da cabine, vai conseguir ajudar a mais alguém?

Do mesmo modo, na vida, se você não cuidar de si mesmo e adoecer física, psico ou emocionalmente, vai conseguir cuidar de mais alguém?

Digo para as minhas amigas mais próximas: queremos ser boas mães, boas filhas, boas profissionais. Queremos ser boas para as pessoas que amamos e provar nossa capacidade no mercado de trabalho. Mas não podemos esquecer que precisamos, primeiro, ser boas pra nós mesmas. Pois doentes e/ou deprimidas, não conseguiremos cuidar de ninguém, nem de nós mesmas. Eles, nossos filhos, pais e trabalho, precisam, antes de tudo, que estejamos bem.

Ouço de muitas mulheres, por exemplo, que não têm tempo para fazer academia, porque priorizam os cuidados com os filhos e com a casa. Dizem isso como se tirar uma hora por dia para ir se exercitar fosse algo extremamente egoísta e motivado apenas pela vaidade de ter um corpo sarado. Esquecem ou minimizam a importância dos exercícios físicos para a saúde do corpo e da mente. E o tempo, que não investem hoje nesse cuidado, será involuntariamente requerido no futuro, não em academias, nem em pistas de caminhada (ou lá também), mas em salas de espera de consultórios médicos e similares, na melhor das hipóteses. Já diz a sabedoria popular: Melhor prevenir do que remediar.

E se com tais olhos enxergam a academia, o que dirão de outros cuidados e atividades que trarão benefícios próprios ao coração e à mente?

“Quem não encontra tempo para cuidar da saúde terá que encontrar para cuidar da doença”. Ouvi essa frase há alguns anos e a tornei um dos meus lemas de vida.

Cuidemos primeiro de nós mesmas, para cuidar ainda mais e melhor de quem amamos.

Dinarte Assunção

Biografia Dinarte Assunção é jornalista formado pela UFRN. Atuou em redações como repórter de cotidiano, economia e política. Foi comentarista político da TV Ponta Negra. Atualmente é reporter do Portal No Ar e compõe a equipe do Meio Dia RN, na 98 FM. É autor do livro Sobre Viver - Como Venci a Depressão e as Drogas. Nas horas vagas, assa panquecas.

Descrição Ponto ID é um blog para noticiar o que importa. E nada mais.