Sociedade 11/09/2017 12:22

Projeto prevê autorizar natalenses a montar bloqueios em ruas por segurança

Por Dinarte Assunção

Uma ideia apresentada pela vereadora Nina Souza (PEN) na Câmara de Vereadores de Natal promete render discussões. A parlamentar protocolou um projeto de lei para autorizar natalenses a montar bloqueios em ruas como medida de segurança.

Intitulado “Bairro Seguro”, o projeto está sendo apresentado como instrumento para “permitir aos moradores de ruas residenciais de Natal a instalação de bloqueios de segurança nestas vias. O uso de sinalização para melhorar a segurança do local também estaria autorizado.”

Nina afasta a primeira dúvida que ocorre sobre o projeto: fechar ruas não impede o direito de ir e vir?

“De maneira nenhuma. O projeto é para autorizar o bloqueio. O modo como vai ser feito, a partir de que horas o bloqueio vai vigorar e outras questões serão regulamentadas na discussão da matéria”, afirmou a parlamentar.

De acordo com ela, o modelo foi pensado a partir de casos no Rio de Janeiro. “De saída, o projeto prevê que ruas em que haja circulação de transporte público não podem ser contempladas com a ideia”.

O projeto inicial ainda prevê que a instalação de bloqueios só será possível ser 70% dos moradores daquela rua concordarem com a medida.

“Em Candelária, por exemplo, temos recebido muitas reclamações de moradores que sofrem com assaltos. Esse projeto pode minimizar esses efeitos da violência”, argumentou a vereadora.

Dinarte Assunção

Biografia Dinarte Assunção é jornalista formado pela UFRN. Atuou em redações como repórter de cotidiano, economia e política. Foi comentarista político da TV Ponta Negra. Atualmente é reporter do Portal No Ar e compõe a equipe do Meio Dia RN, na 98 FM. É autor do livro Sobre Viver - Como Venci a Depressão e as Drogas. Nas horas vagas, assa panquecas.

Descrição Ponto ID é um blog para noticiar o que importa. E nada mais.

Mais lidas