Política 15/09/2017 08:37

Nova denúncia contra Temer recebe cobertura de rotina e motiva piadas

Por Dinarte Assunção

Com enunciados semelhantes nas páginas iniciais de “Wall Street Journal” e “Financial Times” e no “New York Times”, “Temer, do Brasil, enfrenta mais denúncia criminal”.

Via Twitter, correspondentes estrangeiros no Brasil já reagiram com humor —como Shannon Sims, que escreve no “Washington Post” e anotou o que chama de “sinal dos tempos: brasileiros estão mais chocados com o cancelamento do show de Lady Gaga”.

Já o analista brasileiro da consultoria de risco Eurasia, João Augusto de Castro Neves, comparou a política do país ao dia da marmota, que se repete sem parar no filme “Groundhog Day”, com Bill Murray (Feitiço do Tempo, 1993). “Mas é menos engraçada.”

Antes mesmo da nova denúncia, o “WP”publicou longo perfil intitulado “Conheça o corrupto e enjaulado político que aterroriza o resto da elite política do Brasil”, com foto de Eduardo Cunha.

Abre o texto afirmando que “Temer não é o único político brasileiro que pode querer que Cunha mantenha a sua boca fechada”. E encerra anotando que o ex-presidente da Câmara poderá “puxar uma última carta na manga e acabar com Temer”.

ETHOS

Já o “WSJ” se concentrou em Gilmar Mendes, “o juiz brasileiro que provoca ira”, segundo o título. Diz que o ministro do Supremo “impediu a derrubada do conservador Temer” e “soltou o bilionário Eike Batista da cadeia”.

Ressalta declaração dada por ele ao próprio jornal: “O ethos [conjunto de valores] de um país não pode ser a luta contra a corrupção”. Mendes critica “uma ala da mídia” que só aceita prisão como “bom julgamento”.

Nelson de Sá, Folha de S. Paulo

Dinarte Assunção

Biografia Dinarte Assunção é jornalista formado pela UFRN. Atuou em redações como repórter de cotidiano, economia e política. Foi comentarista político da TV Ponta Negra. Atualmente é reporter do Portal No Ar e compõe a equipe do Meio Dia RN, na 98 FM. É autor do livro Sobre Viver - Como Venci a Depressão e as Drogas. Nas horas vagas, assa panquecas.

Descrição Ponto ID é um blog para noticiar o que importa. E nada mais.