Política 21/09/2017 11:16

Abandonada, Estrada Parque poderá fazer o Estado devolver dinheiro para União

Por ciromarques

No papel, a Estrada Parque era ousada: ligaria Goianinha a Pipa de forma mais rápida (seriam apenas 22 km) e segura (pista dupla) e prometia ser a via mais moderna do Rio Grande do Norte, com ciclovia, iluminação especial e calçadão. No mundo real, no entanto, a Estrada Parque nunca significou algo além de um prejuízo milionário aos cofres públicos, algo em torno dos R$ 5 milhões repassados pela União ainda em 2011 e que o Governo do Estado poderá ter que devolver aos cofres públicos federais por não ter conseguido concluir a obra.

Para quem não lembra, o projeto começou a ser desenvolvido em 2009 e, em 2011, se tornou prioridade do Governo do Estado. As obras chegaram a ser visitadas pela então governadora Rosalba Ciarlini, que na época afirmou: “volto em 30 dias, porque só gosto de começar obra que vou terminar”. A terraplenagem começou, alguns equipamentos foram usados e… A obra foi abandonada por falta de recursos e planos de desapropriação e licenças ambientais.

Passados mais de cinco anos do início dos trabalhos, a Estrada Parque nada mais é hoje que um prejuízo que pode significar numa obrigatoriedade de devolução de R$ 5 milhões do Governo do Estado para o Federal. “O dinheiro escafedeu-se. Não tem mais como recuperar. Não tem mais nada lá, roubaram tudo o que tinha de material”, afirmou o diretor atual do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), General Fraxe.

Além disso, hoje, o Governo do Estado também não tem qualquer interesse em retomar a Estrada Parque e prefere investir na recuperação e melhoria da atual via de acesso a Pipa. “Era isso que deveria ter sido feito, não investir nesse ‘negócio’ aí”, acrescentou o General Fraxe.

Dinarte Assunção

Biografia Dinarte Assunção é jornalista formado pela UFRN. Atuou em redações como repórter de cotidiano, economia e política. Foi comentarista político da TV Ponta Negra. Atualmente é reporter do Portal No Ar e compõe a equipe do Meio Dia RN, na 98 FM. É autor do livro Sobre Viver - Como Venci a Depressão e as Drogas. Nas horas vagas, assa panquecas.

Descrição Ponto ID é um blog para noticiar o que importa. E nada mais.