Cidades 21/09/2017 11:37

Samu Natal 192 completa 15 anos de serviços prestados

Por Dinarte Assunção

Referência em atendimentos de urgência e emergência no município e no treinamento de profissionais da saúde da rede especializada em todo o Rio Grande do Norte, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu) está comemorando 15 anos de existência em Natal neste mês de setembro. O serviço ainda desenvolve projetos de educação junto às escolas da rede municipal e a comunidade de conscientização, sensibilização e multiplicação de informações.

Com 318 profissionais, sendo 59 médicos, 34 enfermeiros e 83 técnicos de enfermagem, o Samu Natal 192 atua em todo o município com nove unidades de suporte básico de vida (USB), que funcionam com um condutor e um técnico de enfermagem; três de suporte avançado (USA), com um condutor, um enfermeiro e um médico; seis motolâncias (duas em atuação e quatro aguardando a capacitação dos técnicos) e outras cinco ambulâncias de retaguarda, para eventuais substituições.

Serviço essencial nos dias atuais, o Samu realizou mais de 62,2 mil atendimentos de urgência e emergência em diversas especialidades ao longo de 2016, e capacitou mais de 3,5 mil pessoas durante 954 horas/aula, entre servidores da saúde, estudantes da rede municipal de educação e população em geral.

Também recebeu uma série de investimentos importantes para a sua estrutura, como as estações práticas de educação permanente, que promove a capacitação dentro de um cenário simulado com manequins, para que os erros sejam reduzidos na prática real. Isso proporciona o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem e mais segurança para os profissionais de saúde.

Projetos desenvolvidos 

Os projetos desenvolvidos pelo Samu Natal 192 são o “Samuzinho” e o “Samu e Comunidade”. A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Esmeralda Mattoso, destacou a importância deles para a sociedade, por já ter produzido casos em que pessoas que aprenderam as técnicas conseguiram ajudar o próprio Samu antes da chegada do socorro especializado.

O Samuzinho, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), mostra a estrutura física e o funcionamento do serviço, as técnicas adotadas em atendimentos de urgência e emergência e a importância de se combater os trotes para o próprio Samu e órgãos da segurança pública.

Já o segundo atende pessoas da comunidade interessadas em aprender as técnicas de suporte básico de vida, que consiste em manobras de reanimação cardiopulmonar e manobra de desengasgo, ambas importantíssimas para ajudar a salvar vidas.

Dinarte Assunção

Biografia Dinarte Assunção é jornalista formado pela UFRN. Atuou em redações como repórter de cotidiano, economia e política. Foi comentarista político da TV Ponta Negra. Atualmente é reporter do Portal No Ar e compõe a equipe do Meio Dia RN, na 98 FM. É autor do livro Sobre Viver - Como Venci a Depressão e as Drogas. Nas horas vagas, assa panquecas.

Descrição Ponto ID é um blog para noticiar o que importa. E nada mais.

Mais lidas