Notícias com a categoria "cultura"

29/09/2017 11:32

Programação do Parque das Dunas neste fim de semana

No próximo sábado (30), às 16h30, a atração do Dançando nas Dunas será com a Cia. Gira Dança, uma companhia contemporânea formada por bailarinos com corpos diferenciados e que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências.

A companhia, sediada em Natal, foi fundada em 2005 pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais, com estreia nacional na mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sócio-cultural, que aconteceu no Rio de Janeiro, em maio de 2005 e, desde então, tem apresentado em palcos de todo o Brasil e exterior um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea. Aliado ao trabalho corpóreo, a companhia usa sua arte para instigar nos espectadores a discussão sobre os limites do corpo, além de desenvolver ações sociais, dentre as quais estão a realização de palestras e oficinas em instituições de ensino e organizações corporativas.

Na manhã do domingo (01), às 10h, a atração do Bosque Encena será com o Grupo Brinquedos e Brincadeiras, com o espetáculo Fábulas Fabulosas.

Essa é a história de Faby, uma fadinha atrapalhada que acaba de ganhar o presente mais esperado de todas as fadas do mundo mágico: uma varinha de condão! Só que, para a surpresa dela, ter uma varinha mágica não é tão fácil assim, pois está escrito no manual que “para aprender, tem que estudar”. Faby é uma contadora de histórias e vai usar o seu dom para experimentar quais magias pode fazer com a sua varinha. Leve a criançada para conferir o espetáculo! O Bosque Encena acontece no anfiteatro do Parque das Dunas.

E no período da tarde, às 16h30, o Som da Mata recebe em seu palco o Trio Sun. Formado em 2002 pelos músicos Eduardo Taufic (teclado), Fernando Suassuna (bateria) e Paulo de Oliveira (contrabaixo), o trio potiguar se apresentou em vários palcos pelo Brasil, entre eles o Cascavel Jazz Festival, Feira da Musica Fortaleza, Festival BNB de Música Instrumental, e esteve presente na primeira edição do projeto Som da Mata.

O grupo faz uma fusão de ritmos brasileiros com melodias e harmonias jazzísticas e traz em seu repertório clássico da MPB e do Jazz, assim como composições próprias. Completando 15 anos do início de sua formação, o Trio Sun volta a se reunir para comemorar a data no palco do Som da Mata.

Aproveite as atrações do fim de semana. A entrada do Parque das Dunas custa R$ 1.

28/09/2017 08:45

Feira de Livros e Quadrinhos de Natal terá espaço para o ensino da robótica

A edição 2017 da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), confirmada para acontecer entre os dias 5 e 8 de outubro, contará com uma programação voltada para a ciência, por meio do ensino da robótica. Além de diversificar a programação, a iniciativa tem a proposta de aproximar a tecnologia dos visitantes. Este ano, o evento será realizado no Complexo Cultural da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, na zona Norte da capital.

Para fazer a alegria dos transeuntes, a Roboeduc – primeira escola de robótica e programação do Brasil – estará com estande durante os três dias da FLiQ, onde será possível conversar, passear e até dançar com os “robôs humanoides”, que recebem esse nome por apresentar características semelhantes às dos seres humanos.

O ambiente também contará com um MakerSpace, lugar onde será demonstrado como funciona um laboratório de fabricação digital com impressora 3D, óculos de realidade virtual 3D e controle de robôs. Na ocasião, a população poderá se divertir com a makey makey, uma espécie de plaquinha que substitui o mouse e o teclado, permitindo conectar quaisquer objetos ao computador, tornando a atividade ainda mais divertida.

Durante a feira, o estande também cederá lugar a um espaço infantil, onde as crianças poderão usar a criatividade para criar estruturas diversas com blocos de montagens e a um Estúdio de Youtuber e Estação Chroma Key, especiais para produzir fotos e vídeos sob a orientação de um profissional.

27/09/2017 10:00

Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo

Doces marcam devoção a São Cosme e Damião entre religiões afros e católica

Gêmeos de família nobre, Cosme e Damião nasceram na cidade de Egeia, por volta de 260 d.C. Os irmãos atuaram como médicos no Oriente Médio com grande sucesso, tratando também de doentes pobres, sem cobrar-lhes as consultas. Vítimas de perseguição pelo imperador romano Deocleciano, que não aceitava a propagação da fé católica pelos médicos, Cosme e Damião morreram por volta do ano 300, torturados e degolados.

No ano 630, o Papa Félix IV ordenou a canonização de São Cosme e São Damião. Em Roma, foi construída a Basílica dos Santos Cosme e Damião em homenagem aos dois mártires do cristianismo, e lá estão os restos mortais dos irmãos gêmeos. Relíquias também estão distribuídas em outros templos romanos e igrejas e mosteiros da Alemanha. No Brasil, as igrejas de São Cosme e São Damião ficam lotadas de fiéis, que vão às missas pagar promessas, celebrar e agradecer graças alcançadas por meio da fé nos santos padroeiros de crianças, médicos e farmacêuticos.

O dia de São Cosme e São Damião é celebrado pelos católicos e religiões afro-brasileiras em datas diferentes. Os seguidores do candomblé e da umbanda festejam os santos gêmeos em 27 de setembro. Já a Igreja Católica comemora São Cosme e São Damião em 26 de setembro, porque 27 é dedicado a São Vicente de Paulo, que morreu neste dia. No caso dos gêmeos, não se sabe com exatidão o dia de suas mortes. A Igreja Ortodoxa homenageia os santos no mês de novembro.

No dia de São Cosme e São Damião não pode faltar a distribuição de doces, com saquinhos recheados de guloseimas típicas que alegram a criançada.

No sincretismo religioso, para as religiões afro-brasileiras São Cosme e São Damião são os orixás Ibejis, espíritos que se manifestam em forma de crianças, por isso a tradição em distribuir doces em intenção aos santos e aos erês, como são chamados os espíritos infantis. Uma característica marcante na umbanda e no candomblé, em relação às representações dos santos, é que junto a Cosme e Damião aparece uma criança pequena vestida com trajes iguais aos deles. Essa criança é chamada Doum, Orixá de amor e alegria.

O Globo

27/09/2017 09:31

7 aniversários inesquecíveis do cinema

Tenho certeza que você conhece a maioria dos que vamos citar e ainda vai querer ver todos eles para sentir essa sensação de comemoração.

Seven List

26/09/2017 13:36

Maior bilheteria de terror, filme ‘It – A Coisa’ terá sequência em 2019

A Warner Bros confirmou nesta segunda-feira (25) a sequência do filme de terror “It – A Coisa”, com lançamento previsto para 6 de setembro de 2019.

Dirigido pelo argentino Andy Muchietti, o longa é adaptado do livro homônimo de Stephen King, lançado em 1986. Na trama, um grupo de garotos que sofre bullying enfrenta a criatura vestida de palhaço Pennywise, que explora seus medos mais profundos.

Uma continuação era esperada, já que a ação do livro se passa em dois períodos e o filme retratou apenas o primeiro, na década de 1950. O segundo, com os mesmos personagens, se passa trinta anos depois. “It 2” deve focar na vida adulta do grupo, que retorna à cidade de Maine porque os desaparecimentos e mortes de crianças voltam a acontecer.

Desde seu lançamento mundial no dia 8, o filme arrecadou US$ 236,3 milhões e se tornou a maior bilheteria de terror na história do cinema. Com isso, superou o cult “O Exorcista” (1973), de William Friedkin, na posição há 44 anos. O valor, porém, não considera o reajuste da inflação.

Folha de S. Paulo

26/09/2017 07:52

Escola de Música da UFRN promove o 3º Festival de Piano de Natal

Promovido pela Escola de Música da UFRN, sob a coordenação dos Professores Dr. Tarcísio Gomes, Dra. Claudia Deltrégia e Ms. Guilherme Rodrigues, o Festival do Piano de Natal caminha para a sua terceira edição.

Este ano, o Festival acontecerá entre os dias 2 e 6 de outubro, e pela primeira vez, em paralelo ao IV Encontro sobre Pedagogia do Piano –2017, projeto idealizado ela Profa. Claudia Deltregia (UFSM) e que é realizado pela primeira vez fora de Santa Maria – RS.

Esses dois eventos promoverão debates, palestras, workshops, recitais e masterclasses de profissionais que desenvolvem intensa prática pedagógica, de desempenho e pesquisa.

Durante o evento, serão abordadas diversas temáticas relacionadas à área de pedagogia e performance do piano. O objetivo principal é promover práticas variadas que contemplem as atividades de performance e de pedagogia do piano, possibilitando a interação entre alunos, artistas, pesquisadores e professores de piano de reconhecido mérito na sua área de atuação.

Para acessar maiores informações e a programação completa basta visitar o site do evento:https://gmartinelli97.wixsite.com/pedagogiadopiano.

Serviço

3º Festival de Piano de Natal

Data: 2 a 6 de Outubro
Local: Escola de Música da UFRN
Horário: 9h – 20h
Inscrições: https://gmartinelli97.wixsite.com/pedagogiadopiano/inscricoes

25/09/2017 09:10

Festival Cultural e Gastronômico da Pipa vai até dia 30; veja programação

Sol, mar e diversidade gastronômica são algumas das marcas de Pipa reverenciadas por turistas nacionais e estrangeiros. Desde a última sexta-feira (22), a praia já conhecida pelo astral cosmopolita, roteiros de charme e restaurantes sofisticados, recebe chefs renomados para uma semana de banquete culinário rodeado das belezas naturais do mais badalado destino turístico da região.

O 13º Festival Cultural e Gastronômico da Pipa acontece entre 22 e 30 de setembro, agora em novo local, na avenida principal da Pipa (av. Baía dos Golfinhos). A edição 2017 passeará pelas muitas cozinhas brasileiras, desde o litoral, passando pela caatinga, a Amazônia, e da cozinha caiçara ao indígena do Centro-Oeste. O evento é realizado pela Ong Educapipa e a Setur RN é co-realizadora, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial.

“Uma das metas da Setur RN é construir um calendário cultural consolidado para interiorizar o turismo, sobretudo na baixa temporada. O Festival da Pipa, assim como o Fest Bossa & Jazz conseguem atrair turistas regionais, nacionais e internacionais para curtir a programação e gerar mais emprego e renda para a região”, ressalta o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

A programação estará recheada de oficinas, degustações e novidades, com estrutura ainda maior. No terreno vizinho ao terminal de ônibus será montado uma Cidade Gastronômica, onde espaços diversos, chamados de “Vilas” receberão ações simultâneas e o público poderá circular pelos espaços, degustar a cozinha de chefs a preços acessíveis e conferir ao vivo o concurso Novos talentos, só com receitas de tapiocas.

No Concurso Gastronômico participam os melhores restaurantes, bares, bistrôs e cafés do balneário, e na última semana ainda acontece o divertido concurso Melhor Feijão da Pipa, para cozinha familiar. O Festival também terá cozinha ao vivo, feira gastronômica, shows musicais, encenações de teatro e mostra de artesanato. E o Sebrae-RN convocou a Associação dos Produtores de Ostras do RN para um festival dentro do festival.

Além do patrocínio da Setur RN com recursos do Governo Cidadão, o Festival conta ainda com investimentos privados e também recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, bem como parcerias e apoios culturais. O Festival também contará com a promoção da Prefeitura de Tibau do Sul e apoio cultural do sistema Fecomércio/Sesc RN.

PROGRAMAÇÃO ARENA GASTRONÔMICA 2017

 

25/09 – SEGUNDA-FEIRA – Concurso Novos Talentos – Entradas

18:00 – “Pão, Porco e PANC´s “ – Luiz Felipe Araújo e Neto Bernardino Gomes Neto
19:00 – “Gingado da Redinha” – Daniel Medeiros e Tadeu Rena Valente
20:00 – “Embrulhado de Tapioca Cremosa” – Jhonata Coelho Silva e Rodrigo José Martins
21:00 – “Surpresa Nordestina” – Shirley Bezerra Alves e Sammyr Balbino da Costa Oliveira
23:00 – Premiação

26/09 – TERÇA-FEIRA – Concurso Novos Talentos – Prato Principal

18:00 – “Rainha Branca das Feiras, com Cordeiro de Sol ao Molho da Terra” – Paulo José Silva Barbosa e João Alves da Costa Filho
19:00 – “Mistura de Ginga” – Luiz Felipe Araújo e Neto Bernardino Gomes Neto
20:00 – “Cordeiro Engomado” – Simone Grazyelle e Marcílio Cavalcante
21:00 – “Tabatinga” – Rayanne da Silva Araújo e Raquel Costa Lins do Amaral
23:00 – Premiação

27/09 – QUARTA-FEIRA – Concurso Novos Talentos – Sobremesa

18:00 – “Jardim de “MANI”” – Alexandre Daher Ferreira Sales e Cely dos Santos Correa
19:00 – “MANI’ – Jefferson Mikael Gomes da Cruz
20:00 – “Navegos” – Augusto Cesino Monteiro de Medeiros Neto e Thaline Rayane Reinaldo da Silva
21:00 – “Os Sete Pecados Originais” – Reynaldo Gorgonha Neves Junior e Eloysa Larissa de Souza Freitas
23:00 – Premiação

28/09 – QUINTA-FEIRA

18:30 – Help da Pipa Convida: A cozinheira famosa pelas cocadas e quitutes recebe um convidado
20:00 – “Uma Porção de Sucesso” com o Chef Betão Barbosa
21:30 – Concurso do Melhor feijão da Pipa

29/09 – SEXTA-FEIRA

18:30 – Descobrindo Sabores com SENAC RN
20:30 – SEBRAE apresenta queijos artesanais do Seridó
21:30 – Pães Artesanais com a gastróloga e padeira – Chef Luise Medeiros

FESTIM – No Hotel Ponta do Madeiro

30/09 – SÁBADO

18:30 – Novos sabores da cozinha regional com o Chef Cumpade João
20:00 – Nossa tribo, nossos valores, nossa comida – Chef Kalymaracaya Mendes
21:30 – Encerramento

Todos os dias – Vila dos Chefs
omidinhas preparadas no local para degustar
Carla Correia (Masterchef Brasil) e Angelo Medeiros (Chef Senac)
Warison Albino (Senac) e Miau Caldas
Jonatã Canela (Chef Senac)
Timoteo Domingos (Gastrotinga)
Felipe Araújo
Mariana Assayag

PROGRAMAÇÃO NOS RESTAURANTES

Restaurantes, bares, bistrôs, lanchonetes e cafés participam do Concurso Gastronômico nas categorias Prato Principal, Entrada e Sobremesa. A votação é feita no restaurante visitado, através de um prisma, onde o cliente deverá utilizar o aplicativo para fazer a leitura do QRCode.

22/09/2017 09:56

Confira a programação do Parque das Dunas neste fim de semana

A atração do Dançando nas Dunas do próximo sábado (23), às 16h30, será a Companhia Al Hanna que surgiu em 2009 e trabalha com as danças tradicionais árabes, além de inovar ao misturar com outros estilos e linguagens artísticas. É também a única companhia de dança oriental do RN a ter um grupo masculino, que dançam o tahtib (dança com bastão), o dabke (dança libanesa) e os tradicionais dervixes.

Para a apresentação no Parque das Dunas, o grupo apresentará fragmentos dos trabalhos mais recentes num show intitulado Oriente Potiguar. Além do fomento à dança do ventre e cultura árabe em Natal, a Companhia objetiva a formação de plateia, e desenvolve um trabalho social através de shows beneficentes.

Na manhã do domingo (24), às 10h, a atração do Bosque Encena será o Grupo Garajal, do Ceará, com o espetáculo “Circo Alegria”. O espetáculo faz parte do festival “O mundo inteiro é um palco – ano V”, idealizado pelo grupo Clowns de Shakespeare.

A companhia vem contar a história de uma trupe mambembe com habilidades nas artes circenses. Para conquistar o seu público, passeia por todos os cantos com sua alegria. Com a chegada atrasada de um dos palhaços, fazem a maior confusão, tirando gargalhada de todo o público. Não perca! O espetáculo também acontece no anfiteatro do Parque.

E no período da tarde, às 16h30, o Som da Mata recebe em seu palco o compositor, arranjador e violonista mossoroense Márcio Rangel, destaque na revista Guitar Player italiana, citado como novo talento entre os violonistas e compositores brasileiros, além de conceder entrevista para a edição #38 da Guitarload, de São Paulo.

Com várias turnês internacionais na bagagem, com um estilo musical eclético e original de tocar o seu violão, Márcio recebe influências da música brasileira, flamenco e jazz. Neste domingo, exibirá um show singular passando por composições originais e clássicos da música brasileira e universal.

Curta o fim de semana no Parque das Dunas! A entrada custa apenas R$1.

21/09/2017 10:41

Fest Bossa & Jazz acontece nesta sexta e sábado em Mossoró

Um dos maiores festivais de jazz, bossa e blues do Norte e Nordeste volta a Mossoró. A capital cultural do Rio Grande do Norte foi mais uma vez escolhida pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN (Emprotur) para receber uma edição do Fest Bossa & Jazz, que desde 2010 espalha ondas sonoras pelo Estado.

A Estação das Artes Elizeu Ventania receberá, nesta sexta e sábado (22 e 23), nomes consagrados e novos expoentes da música local, nacional e internacional por meio de shows e jam sessions. Toda a programação é gratuita. O Festival é idealizado por Juçara Figueiredo Produções e conta com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial.

“Esse governo acredita na força do turismo cultural e por isso levaremos o evento de maior atrativo turístico do RN para um município estratégico. Mossoró já tem vocação para receber grandes eventos e este período de baixa temporada é ideal para a cidade manter o ritmo turístico por meio da cultura e do entretenimento”, avaliou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

O Festival também assume o lado da responsabilidade social através de oficinas socioambientais e workshops para músicos e estudantes. Serão realizadas entre a quinta e o sábado. As vagas para oficinas e workshops são limitadas e podem ser realizadas na Escola de Artes ou pelo site: www.festbossajazz.com.br/participe/.

O Festival além de educar crianças e adultos com a realização de oficinas, durante os shows vai trabalhar com o lema “Consumo responsável e sustentável – Evento limpo”. Todas as bebidas do evento serão servidas em Ecopos, para evitar o acúmulo de latas, garrafas e copos descartáveis no ambiente (resíduo sólido urbano menos reciclado ao redor do planeta).

Os shows
O aquecimento para os shows começa já na Praça de Convivência de Mossoró, às 19h, com o cortejo da Street Band (RN), que leva o público até o palco, onde às 20h, a Filarmônica Monsenhor Honório, com seus 50 integrantes sob a regência de Damião Senna abre, oficialmente, os shows do Fest Bossa & Jazz 2017.

Na sequência, às 21h30, Tributo a Emílio Santiago com Marcos Lessa e Alan Barboza, com direção musical do arranjador e pianista carioca, Fernando Merlino, que tocou durante anos ao lado de Emílio Santiago. Completam o time de feras no Tributo, os potiguares Alex Magno (baixo), Anderson Lima (guitarra) e Gustavo Almeida (bateria).

Para fechar a primeira noite com autenticidade, sobe ao palco, às 23h, o angolano Nuno Mindelis, eleito pela Revista Guitar Player o melhor guitarrista de Blues quando venceu o 30th Anniversary Guitar Player Competition. Nuno promete incendiar a plateia com seu expressivo e sempre criativo Blues.

No último dia do Festival, sábado, às 20h, tem a Orquestra Sanfônica de Mossoró que, regida pelo jovem maestro Cláudio Araújo, promete apresentação especial ao lado da cantora e intérprete de Mossoró, Dayanne Nunes. Logo após, 21h30, tem Sueldo Soares (RN) convida Sandra de Sá (RJ), um encontro entre eletrizante entre a MPB e a Black Music.

Por fim, às 23h, sobe ao palco o americano, J.J. Jackson acompanhado por Gustavo Cocentino e Blue Mountain. Com carreira solidificada no Brasil, Europa e EUA, o bluesman tem canções em trilhas de novelas como “Bebê a bordo”, “Vamp” e “Rainha da Sucata”, além de importantes campanhas publicitárias. Com pegada Soul/Blues, Jackson apresentará canções autorais e clássicos, como “Stand by me”.

Para o público que não pretende se despedir do clima do Festival, nas duas noites, após os shows no palco, é realizada no Birra Nordestina, a Jam Session, que reúne músicos e curiosos para apresentações cheias de irreverência e de improvisação.

O Fest Bossa & Jazz é um dos mais importantes eventos dentro do calendário cultural anual do Estado. É assinado pela Juçara Figueiredo Produções, parceria da Prefeitura Municipal de Mossoró, realização Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da SETUR e EMPROTUR com recursos do Governo Cidadão e Grupo Banco Mundial. Em Mossoró conta com a promoção da TCM.

21/09/2017 08:15

Idema realiza programação do Dia da Árvore no Cajueiro de Pirangi

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em parceria com a Prefeitura de Parnamirim, Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Assistência Social, realiza nesta quinta-feira (21), o Dia da Árvore, um abraço ao Maior Cajueiro do Mundo.

O evento denominado “Abraçando sua árvore” visa conscientizar visitantes e a comunidade local sobre os valores ambientais das árvores, além de chamar a atenção para a beleza e curiosidades do Cajueiro de Pirangi. A programação será realizada a partir das 9h00 com o abraço ao cajueiro e durante o evento, a entrada no local será gratuita. Haverá também a distribuição de um kit com sementes de canafístulas, que será feita pela ONG Baobá e Rede EuSouDoAmor e ainda degustação de castanhas. A canafístula é uma das espécies mais procuradas e aceitas para reflorestamentos.

O Maior Cajueiro do Mundo cobre uma área de aproximadamente 8.500 m², com perímetro de cerca de 500 metros.

Dinarte Assunção

Biografia Dinarte Assunção é jornalista formado pela UFRN. Atuou em redações como repórter de cotidiano, economia e política. Foi comentarista político da TV Ponta Negra. Atualmente é reporter do Portal No Ar e compõe a equipe do Meio Dia RN, na 98 FM. É autor do livro Sobre Viver - Como Venci a Depressão e as Drogas. Nas horas vagas, assa panquecas.

Descrição Ponto ID é um blog para noticiar o que importa. E nada mais.