Notícias com a tag "natal"

26/09/2017 12:02

Detran abre visitação a veículos que vão a leilão em Natal e no interior

O Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abre hoje e amanhã (26 e 27) o pátio de veículos apreendidos que vão ser leiloados na próxima quinta-feira (28). Os interessados em arrematar algum dos 215 lotes podem visitar das 8h às 12h os pátios de veículos aprendidos pelo Detran localizados nas cidades de Mossoró, Assú e Pau dos Ferros, e das 8h às 14h o pátio situado no antigo galpão da Viação Guanabara, na Rua Bom Pastor, 1222, bairro das Quintas, em Natal. Nesse último caso, apenas 10 lotes estão expostos na unidade do Órgão em Natal, enquanto 205 estão nas três cidades citadas primeiramente.

A relação compreende veículos que devem permanecer em circulação, além de outros destinados exclusivamente à sucata.

O leilão vai acontecer na quinta-feira (28), a partir das 10h, no auditório da Escola de Governo, situado no Centro Administrativo, BR 101, no bairro de Lagoa Nova, em Natal. Os interessados em participar do leilão podem se cadastrar bastando comparecer ao local do evento levando a documentação exigida, sendo pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e sendo pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa. A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado obedeça às exigências cadastrais especificadas no endereço eletrônico: http://www.lancecertoleiloes.com.br/cadastro.

O candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,90% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 18% se o lote for destinado à sucata.

Deverá o arrematante custear ainda licenciamento, IPVA, Seguro DPVAT, tudo que envolva a transferência de propriedade, mudança de município, referente ao exercício de 2017. Já a sucata, o arrematante tem somente a obrigação de pagar a baixa da sucata e baixa de gravame (caso haja), não pagando nenhuma outra taxa ao Detran. Nesse último caso, a arrematação dos veículos classificados como “Sucata” fica restrita as empresas de desmontagem registradas perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal em que atuar, conforme o Artigo 3º da Lei Nº 12.977, de 20 de maio de 2014.

Segundo o diretor geral do Detran, Júlio César Câmara, o Governo do Estado está comprometido em manter uma regularidade na realização de leilões e, assim, evitar a lotação dos pátios. A expectativa do órgão é realizar leilões mensais. O valor arrecadado deve ser utilizado para custeio com a realização do leilão, despesas de remoção e pátio, para pagar impostos atrasados e multas, e se houver saldo remanescente será repassado ao proprietário.

O Edital com todas as informações do leilão, inclusive com a relação completa dos carros e motocicletas com imagem e as especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor do bem, podem ser conferidas clicando no link: http://www.lancecertoleiloes.com.br/leilao/28092017VE

Regras

O Detran aproveita a oportunidade para chamar atenção para as regras sobre retenção e leilão de veículos. De acordo com a lei 13.160, em vigor desde janeiro do ano passado, os veículos apreendidos e que não forem reclamados em um prazo de 60 dias contados a partir do recolhimento podem ir a leilão. Anteriormente, o Código de Trânsito previa um prazo de 90 dias para que ocorresse o leilão.

A mudança na lei se dá também em relação à notificação, que agora pode ser feita apensa durante a remoção do veículo. Ou seja, caso o veículo seja apreendido conduzido pelo proprietário, no momento da autuação ele será notificado dos prazos de retenção e as providências para restituição. Se o proprietário ou condutor não estiver presente na hora da remoção, a autoridade de trânsito tem dez dias contados a partir da apreensão para expedir o comunicado para o endereço do dono do veículo ou por algum meio tecnológico.

26/09/2017 09:23

Polícia Civil prende policiais suspeitos de extorsão em Natal

Dois policiais civis foram presos na manhã desta terça-feira (26) em Natal sob suspeita de extorquirem criminosos. A ação para prender preventivamente agentes João Maria da Costa e Vonaldo Souza de França foi realizada pela Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur) e contou com o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Os policiais foram presos sob força de mandado expedido pela 3ª vara Criminal da zona Norte da capital potiguar. A operação para prender os dois policiais preventivamente foi batizada de Juramento, em alusão ao descumprimento dos deveres jurados que todo policial faz ao tomar posse na função.

João Maria da Costa e Vonaldo Souza de França até recentemente estavam lotados na 13ª Delegacia de Polícia Civil, na Redinha, bairro da zona Norte de Natal. Os dois policiais são investigados instaurados na Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (Defur) em dois inquéritos policiais que apontam para a prática de extorsão, crime que consistir em exigir mediante grave ameaça ou violência vantagem patrimonial indevida.

No primeiro inquérito, os agentes presos descobriram um suposto esquema de clonagem de cartão e suspeitaram da participação de um comerciante, que estaria permitindo que compras com cartões fraudados fossem feitas na loja dele. Em vez de tomarem as providências legais cabíveis para aprofundar a apuração quanto a uma possível participação do comerciante, passaram a extorqui-lo, exigindo quantia em dinheiro. Esse comerciante chegou a pagar R$ 2 mil aos agentes.

Depois desse primeiro caso, novas informações chegaram ao conhecimento da Defur e do Ministério Público dando conta de que esse tipo de ilícito seria reiterativo. Um segundo inquérito foi aberto para apurar nova extorsão, desta vez contra uma pessoa que teria sido flagrada na posse de um veículo com possível adulteração em sinal de identificação. Novamente em vez de adotar as providências para a investigação regular do caso, os agentes João Maria da Costa e Vonaldo Souza de França extorquiram o suspeito, exigindo dele R$ 3 mil.

Em ambos os casos, pelo que foi levantado na investigação, as vítimas foram ameaçadas com cobrança inclusive de mais valores, ocasião em que procuraram as autoridades para denunciar o esquema.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN, foi realizado um trabalho de investigação pelas equipes dos delegados Márcio Silva Lemos e Cláudio Henrique Freitas Oliveira, que cruzaram os dados e informações repassadas pelas vítimas das extorsões e mediante um conteúdo probatório consistente em depoimentos, pesquisas em circuito fechado de TVs e outros meios de prova. Esse trabalho viabilizou a Justiça, através da 3ª vara Criminal da Zona Norte de Natal, decretar a prisão preventiva dos dois policiais por garantia da ordem pública e para impedir a reiteração de crimes.

João Maria da Costa foi durante vários anos chefe de investigação da delegacia de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, e atualmente é suplente de vereador na cidade. Ele já responde a diversas ações penais e por improbidade administrativa em São Gonçalo do Amarante. Na semana passada, ele foi reconduzido para a delegacia de São Gonçalo, de onde havia sido removido em 2015 após abertura de inquéritos por suspeita de peculato, tortura, abuso de autoridade e outros crimes.

26/09/2017 07:52

Escola de Música da UFRN promove o 3º Festival de Piano de Natal

Promovido pela Escola de Música da UFRN, sob a coordenação dos Professores Dr. Tarcísio Gomes, Dra. Claudia Deltrégia e Ms. Guilherme Rodrigues, o Festival do Piano de Natal caminha para a sua terceira edição.

Este ano, o Festival acontecerá entre os dias 2 e 6 de outubro, e pela primeira vez, em paralelo ao IV Encontro sobre Pedagogia do Piano –2017, projeto idealizado ela Profa. Claudia Deltregia (UFSM) e que é realizado pela primeira vez fora de Santa Maria – RS.

Esses dois eventos promoverão debates, palestras, workshops, recitais e masterclasses de profissionais que desenvolvem intensa prática pedagógica, de desempenho e pesquisa.

Durante o evento, serão abordadas diversas temáticas relacionadas à área de pedagogia e performance do piano. O objetivo principal é promover práticas variadas que contemplem as atividades de performance e de pedagogia do piano, possibilitando a interação entre alunos, artistas, pesquisadores e professores de piano de reconhecido mérito na sua área de atuação.

Para acessar maiores informações e a programação completa basta visitar o site do evento:https://gmartinelli97.wixsite.com/pedagogiadopiano.

Serviço

3º Festival de Piano de Natal

Data: 2 a 6 de Outubro
Local: Escola de Música da UFRN
Horário: 9h – 20h
Inscrições: https://gmartinelli97.wixsite.com/pedagogiadopiano/inscricoes

21/09/2017 11:37

Samu Natal 192 completa 15 anos de serviços prestados

Referência em atendimentos de urgência e emergência no município e no treinamento de profissionais da saúde da rede especializada em todo o Rio Grande do Norte, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu) está comemorando 15 anos de existência em Natal neste mês de setembro. O serviço ainda desenvolve projetos de educação junto às escolas da rede municipal e a comunidade de conscientização, sensibilização e multiplicação de informações.

Com 318 profissionais, sendo 59 médicos, 34 enfermeiros e 83 técnicos de enfermagem, o Samu Natal 192 atua em todo o município com nove unidades de suporte básico de vida (USB), que funcionam com um condutor e um técnico de enfermagem; três de suporte avançado (USA), com um condutor, um enfermeiro e um médico; seis motolâncias (duas em atuação e quatro aguardando a capacitação dos técnicos) e outras cinco ambulâncias de retaguarda, para eventuais substituições.

Serviço essencial nos dias atuais, o Samu realizou mais de 62,2 mil atendimentos de urgência e emergência em diversas especialidades ao longo de 2016, e capacitou mais de 3,5 mil pessoas durante 954 horas/aula, entre servidores da saúde, estudantes da rede municipal de educação e população em geral.

Também recebeu uma série de investimentos importantes para a sua estrutura, como as estações práticas de educação permanente, que promove a capacitação dentro de um cenário simulado com manequins, para que os erros sejam reduzidos na prática real. Isso proporciona o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem e mais segurança para os profissionais de saúde.

Projetos desenvolvidos 

Os projetos desenvolvidos pelo Samu Natal 192 são o “Samuzinho” e o “Samu e Comunidade”. A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Esmeralda Mattoso, destacou a importância deles para a sociedade, por já ter produzido casos em que pessoas que aprenderam as técnicas conseguiram ajudar o próprio Samu antes da chegada do socorro especializado.

O Samuzinho, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), mostra a estrutura física e o funcionamento do serviço, as técnicas adotadas em atendimentos de urgência e emergência e a importância de se combater os trotes para o próprio Samu e órgãos da segurança pública.

Já o segundo atende pessoas da comunidade interessadas em aprender as técnicas de suporte básico de vida, que consiste em manobras de reanimação cardiopulmonar e manobra de desengasgo, ambas importantíssimas para ajudar a salvar vidas.

12/09/2017 15:46

Operação Lei Seca autua 100 condutores em Natal e Parnamirim

Fiscalização realizada na última semana pela Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) autuou 100 condutores que trafegavam pelas avenidas Ayrton Senna e Engenheiro Roberto Freire, em Natal, e na Gastão Mariz, em Parnamirim. Dois motoristas foram presos por embriaguez ao volante, 14 autos de infração por motivos diversos foram expedidos pelos policiais e cinco veículos apreendidos.
O motorista flagrado dirigindo embriagado é punido com retenção da CNH, apreensão do veículo, que só será liberado com a presença de um condutor habilitado, multa no valor de R$2.934,70 e sete pontos na carteira, além de outras penalidades administrativas (artigo 165 CTB). Isso se o teste de bafômetro acusar até 0,33 mg/l de álcool por litro de sangue no organismo ou se ele se recusar a fazê-lo.
Se o teste acusar a partir de 0,34 mg/l, ou se ele se recusar a fazê-lo, mas apresentar sinais visíveis de embriaguez, além de responder nos termos do artigo 165, vai ser enquadrado no artigo 306 (crime de trânsito): será preso e conduzido à Delegacia de Polícia, onde será iniciado o devido processo legal, respondendo pelo crime que prevê a punição de seis meses a três anos de prisão.

11/09/2017 12:22

Projeto prevê autorizar natalenses a montar bloqueios em ruas por segurança

Uma ideia apresentada pela vereadora Nina Souza (PEN) na Câmara de Vereadores de Natal promete render discussões. A parlamentar protocolou um projeto de lei para autorizar natalenses a montar bloqueios em ruas como medida de segurança.

Intitulado “Bairro Seguro”, o projeto está sendo apresentado como instrumento para “permitir aos moradores de ruas residenciais de Natal a instalação de bloqueios de segurança nestas vias. O uso de sinalização para melhorar a segurança do local também estaria autorizado.”

Nina afasta a primeira dúvida que ocorre sobre o projeto: fechar ruas não impede o direito de ir e vir?

“De maneira nenhuma. O projeto é para autorizar o bloqueio. O modo como vai ser feito, a partir de que horas o bloqueio vai vigorar e outras questões serão regulamentadas na discussão da matéria”, afirmou a parlamentar.

De acordo com ela, o modelo foi pensado a partir de casos no Rio de Janeiro. “De saída, o projeto prevê que ruas em que haja circulação de transporte público não podem ser contempladas com a ideia”.

O projeto inicial ainda prevê que a instalação de bloqueios só será possível ser 70% dos moradores daquela rua concordarem com a medida.

“Em Candelária, por exemplo, temos recebido muitas reclamações de moradores que sofrem com assaltos. Esse projeto pode minimizar esses efeitos da violência”, argumentou a vereadora.

08/09/2017 11:22

20 bairros de Natal estão sem água

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte anunciou que 20 bairros de Natal estão sem água nesta sexta-feira (8). A paralisação no fornecimento é necessária para a manutenção da Estação de Tratamento de Águas (ETA) do Jiqui.

Os bairros afetados são Capim Macio, Candelária, Lagoa Nova, Pirangi, Neópolis, Tirol, Petrópolis, Mãe Luiza, Rocas, Ribeira, Santos Reis, Alecrim, Cidade Alta, Barro Vermelho, Bom Pastor, Nova Descoberta, Quintas, Felipe Camarão, Cidade Nova e Cidade da Esperança.

A normalização do fornecimento deve ocorrer neste sábado (9).

06/09/2017 11:21

Confira os horários do comércio em Natal no feriado da Independência

O comércio em Natal funcionará de forma diferenciada nesta quinta-feira (7), feriado nacional da Independência do Brasil. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) os bancos e comércios de rua não irão funcionar, já os supermercados e shoppings funcionarão.

Alguns shoppings terão horários diferenciados e o via direta a abertura das lojas será facultativa. Confira abaixo todos os horários de funcionamento durante o feriado de amanhã:

Bancos: Fechados

Comércio de Rua

Alecrim: Fechado

Centro da Cidade: Fechado

Zona Norte: Fechado

Shoppings

Midway Mall:

Praça de alimentação e Lazer: 11hs às 22hs

Lojas de Departamento: 13hs às 21hs

Demais lojas: 15hs às 21hs

Natal Shopping:

Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h

Quiosques Alimentação : 15 às22hs

Lojas âncoras/ Mega lojas : 13 às 21h

Demais Lojas/ Quiosques: 15 às 21h

Academia Formula: 09 às 15hs

Cinema conforme a programação

Praia Shopping:

Praça de Alimentação e Lazer: A partir das 11h.

Lojas e Quiosques: 15 às 21h

Cinema conforme a programação

Shopping Cidade Jardim:

Praça de Alimentação: A partir das 11h

Lojas e Quiosques: 15 às 21hs

Shopping Via Direta:

Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h.

Lojas e Quiosques: Abertura facultativa das 14h às 20h

Partage Norte Shopping Natal

Lojas e quiosques: 15h às 21h

Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h

Cinema conforme programação

Supermercados

Funcionamento das 07 às 21h

Portal No Ar

04/09/2017 10:38

Ruas do Pajuçara ficarão sem energia nesta quarta-feira

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento nesta quarta-feira (6), em 15 ruas do bairro Pajuçara, em Natal. Os reparos serão das 9 horas às 14 horas.

As ruas afetadas serão as seguintes: Açude Cacimba de Cima, Açude Angicos, Açude Itans, Açude Ouro Branco, Açude Pataxo, Açude Gargalheiras, Açude Santa Cruz, Açude Santa Rita de Cássia, Açude Trairi, Açude do Alívio, Chico Serra, Nossa Senhora das Graças, Ribeiro Alves, Solimões, Timbó e adjacências.

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

Ao todo, 295 clientes serão abrangidos pelo corte do fornecimento.

31/08/2017 10:07

Quais as infrações mais cometidas no trânsito de Natal?

Até março de 2017, a infração mais recorrente é a ultrapassagem da velocidade permitida, representando 40% das multas por radares – com 51.795 infrações.

O avanço do sinal vermelho foi a segunda infração mais cometida pelos motoristas, representando 4.154 multas ou 9,94% do total.

A terceira mais comum foi a execução de conversão à esquerda em local proibido com 6,54% das multas – equivalente a 2.732 infrações.

Os números são da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal.

No próximo dia 10 de setembro, a STTU vai iniciar a fiscalização por videomonitoramento. O recurso tenta reduzir o número de vítimas com acidentes de trânsito na cidade e cumprir o Código Brasileiro de Trânsito.

No total são 54 câmeras, sendo 32 pertencentes a STTU e 22 a Guarda Municipal que atuam de forma integrada. A fiscalização por câmeras está devidamente regulamentada a partir da nova atribuição dos equipamentos autorizada pela resolução 471/2013 do Denatran – que permite a autuação quando constatada a infração no trânsito.

Dinarte Assunção

Biografia Dinarte Assunção é jornalista formado pela UFRN. Atuou em redações como repórter de cotidiano, economia e política. Foi comentarista político da TV Ponta Negra. Atualmente é reporter do Portal No Ar e compõe a equipe do Meio Dia RN, na 98 FM. É autor do livro Sobre Viver - Como Venci a Depressão e as Drogas. Nas horas vagas, assa panquecas.

Descrição Ponto ID é um blog para noticiar o que importa. E nada mais.